domingo, 18 de agosto de 2013

Toda história têm dois lados

Como iremos aplicar justiça numa questão se não aprendermos a ouvir dos dois lados?

Qualquer um pode levantar acusação contra outro, mas o acusado tem direito de responder e se defender. É essencial ouvir os dois lados para aplicar a justiça.

Mas, nem todos refletem a mesma sabedoria e prudência. Muitas pessoas chegam às suas conclusões sem ouvir os dois lados.

Alguém que conhecemos ou mesmo da igreja chega reclamando de algo feito por uma outra pessoa e o ouvinte se ira contra o outro. Espere aí. Já ouviu o outro lado? Vai condenar a pessoa sem ouvir o resto da história?

"O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina" (Provérbios 18:17). Não podemos avaliar diferenças com justiça sem ouvir os dois lados.

Quando não conseguimos resolver o problema conversando com ambas as partes, podemos achar necessário chamar testemunhas para esclarecer os fatos.

A importância de testemunhas é destacada no Velho e no Novo Testamentos. "Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato" (Deuteronômio 19:15).

"...pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça" (Mateus 18:16). "Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas" (1 Timóteo 5:19).

E cada testemunha tem obrigação de falar a verdade. "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" (Êxodo 20:16). "A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece" (Provérbios 19:9). "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo..." (Efésios 4:25).

A justiça é uma das qualidades fundamentais do caráter Santo de Deus que nos criou.

Nós que procuramos participar da natureza divina (2 Pedro 1:4), imitando o perfeito exemplo de Deus (Efésios 5:1; 1 Coríntios 11:1), devemos demonstrar a justiça quando procuramos entender as diferenças que surgem entre pessoas (Provérbios 21:3).

Lembre-se toda história sempre têm dois lados, escute os dois lados.

Não cometa injustiça. Percebo que na igreja hoje se comete muita injustiça o que é extremamente contraditorio, por que na igreja deveria ter justiça ao contemplar a fala de ambos os lados.

Mas, não podemos nos esquecer que existe um Advogado junto ao Pai que apresenta todas as causas diante do Pai e que fala em nosso nome.

Obrigado Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário