sábado, 27 de julho de 2013

A crítica e seus postulados

Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior, sem que você assim o consinta.  Eleanor Roosevelt

Dúvido que alguém que receba uma crítica se sinta bem com isso. 
A crítica sempre vem de alguém e da opinião dessa pessoa, e o que se sobresai dessa opinião é o fato de que essa pessoa quer que você faça do jeito dela, e digo mais, nem importa o quanto ela fale com certo carinho. Não, de jeito nenhum, a única diferença é se a pessoa chega e quer te ensinar e para isso não precisa falar de um modo que o reduza.
Eu tive uma experiência quando assumi um trabalho temporário no lugar de outra pessoa num escritório e vi diversos erros dessa pessoa, no entanto, ao reportar isso ao meu chefe ele prontamente disse, faça o que precisa fazer e conserte o erro do outro e quando ele voltar ao trabalho ele já verá o que foi feito e saberá e isso será positivo.
Existe uma diferença entre a pessoa e o fato. Precisamos aprender a diferenciar. Ao apontar um erro de alguém deve ser feito  sem agredir a pessoa, infelizmente ao fazer isso muitos erram e atacam a pessoa.
Existe uma baboseira sendo dita e escrita por ai, um postulado de que receber crítica ajuda a gente melhorar. 
Vamos trocar a crítica pelo ensino. Reduzir as pessoas não é uma prática cristã, nós precisamos considerar as pessoas.
Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. Provérbios 9:8b,9
Este versículo retrata bem a situação. Procure ensinar do que repreender, toda critica sempre vem carregada de repreensão como se tivessemos uma bola de cristal para saber que estamos errando, ninguém sai errando no que faz ou o que foi pedido a fazer, por que simplesmente quer errar.

As pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos. 
Abandone esses postulados, troque a critica pelo ensino. Você só pode levar alguém a algum lugar que você já tenha ido.
Se praticar o ensino, vai receber ensino, se praticar a critica vai ser criticado.

Tenho a impressão de que na igreja se pratica mais a critica do que o ensino. Líderes religiosos não sabem ensinar, usam sua posição para criticar e menosprezar a tarefa de outros. 

Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus. I Samuel 30:6b


Agora, podemos praticar a autocritica sem peso. Refletir como temos feito o que temos feito e porque.
Examine realisticamente as suas fraquezas e limitações, isso pode ajudar a evitar possíveis transtonos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário