Toda manipulação vem do homem e vem cheia de domínio e escravidão. Tem uma música que reflete o tema.
A única certeza que tenho é que somente o Senhor Jesus nos torna imune e livre da manipulação.
O problema de acordo com entendimento do versículo acima é que não temos cuidado e nos deixamos levar pela manipulação.
Manipular é a ação de manusear alguma coisa ou algum objeto e manipular gente é tratar pessoas como "coisas" ou "objetos", com o propósito de dominá-las e explorá-las.
Pode ser também o ato de levar alguém a tomar decisões sem deixar transparecer que essa decisão irá beneficiar a outrem.
Eu diria ainda é iludir as pessoas para levar vantagem e obter lucro. É enganar. É ludibriar É tirar proveito da ingenuidade do outro.
A igreja de hoje está cheia disso.
Nem sempre ser ungido significa ser aprovado. Veja o caso de Saul. Foi ungido e desaprovado. Muitos assediados pela manipulação, usam a unção para dominar pessoas.
E chega a tal ponto que desperta no manipulador a busca por riquezas, onde se vale pelo que ostenta e pelo que aparenta.
O rico é visto como aquele que teve sucesso. E igreja de sucesso é igreja rica.
O homem de Deus é aquele que desfila em carro de luxo e com roupas de griffe.
Daí o surgimento da teologia da prosperidade com seus barbarismos doutrinários e teológicos do ter.
Qualquer semelhança não é mera coincidência no que Satanás fez na tentação no deserto -> "Te darei os reinos deste mundo e toda a sua glória, se ..." Mateus 4, leia.
Precisamos avaliar bem, de que maneira iremos construir o nosso ministério, debaixo das cegas vigas da manipulação ou em cima da Rocha Viva, Jesus que nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos.
Avalie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário